Donuts Vegan

50 min. Fácil 20

Ingredientes

 

Donuts Vegan
180ml água morna.

 

50g açúcar de coco Salutem.

 

4,6g fermento de padeiro em pó.

 

1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de sementes de linhaça + 2,5 colheres de sopa de água).

 

120ml leitelho vegan (combine 1 colher de sopa de vinagre de sidra Salutem com 120ml de leite de soja).

 

60g óleo de coco derretido Salutem.

 

1/2 colher de chá de sal Salutem
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

 

450-500g de farinha de trigo T55.

 

30ml leite de soja.

 

Cobertura de Mirtilo
50g mirtilo.

 

2-3 colheres de sopa de leite de amêndoa.

 

150g açúcar em pó

 

 

Preparação

1.Pré-aqueça o forno a 100°C. Disponha 2 tabuleiros com papel vegetal. Reserve.
2.Prepare o ovo de linhaça começando por triturar as sementes de linhaça até obter uma farinha. Junte a água, mexa e deixe repousar por 10 minutos até obter uma mistura gelatinosa.
3.Numa taça grande, usando um robot ou a Bimby, misture a água morna, o açúcar de coco e o fermento de padeiro e mexa para homogeneizar. Deixe descansar por cerca de 10 minutos até que comece a ganhar espuma na superfície.
4.Adicione o ovo de linhaça, o leitelho vegan, o óleo de coco derretido, o sal e a baunilha e misture. Se tiver a usar um robot de cozinha coloque um gancho de massa. Adicione 450g de farinha e mexa em velocidade média-baixa até a massa ficar completamente unida. A massa deve estar um pouco pegajosa ao toque, mas não deve agarrar na taça. Se estiver a agarrar nas laterais da taça, vá acrescentando 1 colher de sopa de farinha de cada vez, misturando em velocidade baixa até chegar a este ponto. De seguida, aumente para velocidade média e amasse durante cerca de 5 minutos.
5.Transfira a massa dos donuts para uma taça levemente untada (pincele com óleo de coco ou azeite). Desligue o forno pré-aquecido e coloque a taça no forno por cerca de 15 minutos (isto irá permitir que a massa cresça mais rapidamente). Deixe a porta do forno entreaberta com a ajuda de uma colher de pau.
6.Retire a taça do forno e pré-aqueça novamente a 100°C. Com um rolo levemente enfarinhado, enrole a massa num retângulo de 1.5cm de espessura, e de seguida, corte círculos com um cortador de biscoitos de 3cm de diâmetro. Coloque-os nos dois tabuleiros com papel vegetal. Com um cortador de biscoitos mais pequeno, faça um buraco no centro da massa do donut.
7.Com a massa que sobrar, reforme uma bola e estenda-a novamente da mesma maneira para cortar novos círculos. Desligue o forno pré-aquecido e coloque os dois tabuleiros no forno por cerca de 30 minutos até os donuts crescerem e incharem levemente. Deixe a porta do forno entreaberta
8.Retire os tabuleiros do forno e pré-aqueça a 190°C. Pincele levemente com leite de soja. Leve um tabuleiro de cada vez ao forno por cerca de 15-20 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer por cerca de 5 minutos, e de seguida, pincele os donuts levemente com azeite.
9.Enquanto os donuts arrefecem, prepare a cobertura de mirtilo: coloque os mirtilos num tacho pequeno e leve a lume médio-baixo durante cerca de 5-8 minutos. Vá mexendo regularmente para não pegar ao tacho. Retire do lume e triture com uma varinha mágica. Coe para dentro de uma taça.
10.Adicione a mistura dos mirtilos ao açúcar em pó e ao leite de amêndoa e mexa até obter um glacê.
 11.Mergulhe um dos lados do donut na cobertura e coloque sobre uma grelha até a cobertura solidificar até servir.

 

 

Bom Apetite!

0,0 rating
0
(0 avaliações)
Deixar avaliação

Experimente também estas receitas

Descubra mais sugestões com os mesmos ingredientes ou para as mesmas ocasiões