Ossos e Articulações

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A estrutura óssea tem um papel fundamental no que concerne à protecção dos orgãos e está presente em todos os movimentos do corpo humano, sendo o seu suporte. São 206 os ossos que constituem o esqueleto humano, os quais são formados por cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, assim como proteína de colagénio.

 

Importa saber que a ingestão das quantidades certas de vitaminas e minerais, em especial a vitamina D, e cálcio são condição necessária para o armazenamento de cálcio nos ossos.

 

Existem dois tipos de materiais: osso compacto e osso esponjoso. Os tecidos vivos existentes nos ossos vão-se regenerando ao longo da vida, mas para ter ossos fortes na juventude bem como na idade adulta é preciso prevenir a perda óssea consumindo cálcio, vitamina D e fazer exercício físico.

Uma pessoa que faça regularmente exercício físico terá, necessariamente, uma maior densidade óssea. Má nutrição, factores genéticos, problemas de crescimento e de regeneração óssea explicam os problemas que surgem ao nível da estrutura óssea. 
É entre os 20 e os 30 anos que se atinge a densidade máxima dos ossos.

Ainda que se tenha uma estrutura óssea forte, os ossos podem partir-se e as articulações ser prejudicadas pela existência de outras doenças. Situações de artrite são bastante comuns, doença que consiste na inflamação da articulação.

 

Também a osteoporose é um problema preocupante no qual o tecido ósseo fica frágil, fino e esponjoso resultando na lesão dos ossos ou mesmo na desintegração dos ossos da coluna. Mas esta é uma doença com maior propensão para atingir pessoas mais velhas, podendo por vezes surgir em crianças e jovens com desequilíbrios alimentares.

 

Se tiver osteoporose, pergunte ao seu médico qual a actividade mais segura para si. Se o seu problema for uma baixa densidade óssea, proteja a sua coluna e evite movimentos de flexão ou torsão da coluna. Os médicos aconselham a:

  • praticar exercício em qualquer idade
  • não fumar
  • moderar o consumo de álcool
  • ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D.