A cor dos Alimentos

Sabia que a cor dos alimentos transmite informação sobre os seus nutrientes e benefícios?

É verdade. Os nutrientes e químicos naturais nos frutos e vegetais – tão importantes na prevenção e protecção contra doenças – têm pigmentos que lhes dão cores específicas.

 

Através das cores podemos então identificar os alimentos que melhor servem as nossas necessidades em cada momento. No entanto, como regra geral, quanto mais variadas forem as cores no seu prato, mais completa e melhor será a refeição para a sua saúde.

Alimentos Brancos

São geralmente ricos em cálcio e potássio. Por exemplo: leite, queijo, couve-flor, batata, banana, arroz ou cogumelos. Contribuem para a formação e manutenção dos ossos, ajudam a regular o ritmo cardíaco e desempenham um papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Vermelhos

Tomate, melancia, beterraba, pimentão, entre outros, têm uma cor avermelhada graças ao Licopeno. O Licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar danos celulares no organismo e, segundo algumas evidências, a diminuir o a probabilidade do aparecimento de cancro da próstata.

Alimentos Amarelos

O amarelo ou alaranjado que vemos em alimentos como cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco, revela a existência de vitamina B-3 e de ácido clorogénico. Estas substâncias mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam na prevenção do cancro da mama e possuem um antioxidante que protege o coração e retarda o envelhecimento.

Alimentos Arroxeados

É o ácido elágico que dá cor azulada e arroxeada a alimentos como uva, ameixa, figo, beterraba, beringela e repolho. O ácido elágico contribui para retardar o envelhecimento e neutralizar substâncias cancerígenas.

Alimentos Verdes

O verde dos vegetais, pimentão, ervas, entre outros, deve-se sobretudo à clorofila. Em geral estes alimentos são também ricos em cálcio e vitaminas C e A. Juntas, estas substâncias contribuem para inibir radicais livres que danificam as células, têm um efeito anti-cancerígeno e protegem o coração. Protegem também o cabelo e a pele, reforçam o sistema imunitário, e são importantes para os ossos e processos de contracção muscular.

Alimentos Castanhos

Fibras, vitaminas B e E estão presentes em frutos secos como nozes, aveia e castanhas e também em cereais integrais como o trigo e centeio. Assim o consumo de alimentos como pão, biscoitos e massas, contribui para o bom funcionamento do intestino, combate a ansiedade, a depressão e previne cancros e doenças cardiovasculares.