Cálculo da massa
corporal

Dietas

Gerir os
alimentos

Roda dos
alimentos


A Roda dos Alimentos

“Saber comer é saber viver” foi o mote da Campanha de Educação Alimentar que surgiu em Portugal nos anos 70 e com a qual foi criada a roda dos alimentos. A sua representação gráfica permite-nos saber escolher e combinar os alimentos de acordo com uma alimentação saudável.

Dividido em segmentos de diferentes tamanhos, o círculo então criado passou a distribuir os alimentos por grupos de nutrição. Actualmente mantém-se o conceito acrescentando-se, porém, a promoção dos produtos tradicionais portugueses tais como o azeite, pão e hortícolas, os quais representam aspectos culturais e sociais da população portuguesa.

Ao conceito de uma alimentação saudável e equilibrada, juntaram-se objectivos pedagógicos e nutricionais. A nova roda sublinhou a importância do conceito de “porção” através do qual cada pessoa determina a quantidade certa de alimentos a ingerir.

Sete grupos compõem esta roda dos alimentos que atribui a cada um a importância de estar presente numa alimentação diária:

Fazendo parte da composição de quase todos os alimentos, a água não está representada num grupo específico. Mas vale sempre a pena lembrar que esta é um bem fundamental à vida humana e que se deve beber entre 1,5 a 3 litros por dia.