Cálculo da massa
corporal

Dietas

Gerir os
alimentos

Roda dos
alimentos


No seu processo de nutrição, o organismo usa os alimentos para assimilar os nutrientes que neles existem realizando, assim, as suas funções vitais. Uma dieta rica em quantidade e variedade nutricional é condição necessária para uma boa nutrição humana. É importante não esquecer que uma alimentação saudável é inquestionavelmente benéfica para a sua saúde. Saiba como gerir os alimentos, e qual o valor nutritivo de cada um, e tenha uma alimentação rica, variada e equilibrada.

A cor dos alimentos é determinada pela presença de pigmentos, os quais desempenham um importante papel na prevenção e protecção do organismo contra doenças.

Alimentos Brancos

Ricos em cálcio e potássio, alimentos como leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelos e banana são importantes para o organismo na medida em que contribuem para a formação e manutenção dos ossos, ajudam a regular o ritmo cardíaco e desempenham um papel fundamental no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Vermelhos

O Licopeno é a substância carotenoíde que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba e pimentão, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos celulares causados pelos radicais livres. Existem algumas evidências de que o consumo regular de licopeno diminui a probabilidade do aparecimento de cancro da próstata.

Alimentos Amarelos

A cor amarela ou alaranjada presente em alimentos como cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco, revela a existência de vitamina B-3 e de ácido clorogénico. Estas são substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam na prevenção do cancro da mama e possuem um antioxidante que protege o coração e retarda o envelhecimento.

Alimentos Arroxeados

A cor azulada e arroxeada de alimentos como a uva, ameixa, figo, beterraba, beringela e repolho revela a existência do ácido elágico que contribui para o retardar do envelhecimento bem como para neutralizar substâncias cancerígenas.

Alimentos Verdes

Vegetais, pimentão e ervas são alimentos verdes ricos em cálcio, clorofila e vitaminas C e A. Todas juntas, estas substâncias contribuem para desintoxicar as células, inibem radicais livres que danificam as células, têm um efeito anti-cancerígeno e protegem o coração. Para além disso, protegem o cabelo e a pele, reforçam o sistema imunitário, sendo igualmente importantes para os ossos bem como para a contracção muscular.

Alimentos Castanhos

Fibras, vitaminas B e E fazem parte de frutos secos como nozes, aveia e castanhas bem como cereais integrais, trigo e centeio. Assim, ao consumir pães, biscoitos e massas, está a contribuir para o melhor funcionamento do seu intestino, a combater a ansiedade, a depressão e, simultaneamente, a prevenir cancros e doenças cardiovasculares.